Aventuras pelo Espaço
Este jogo foi criado a partir de alguns construtos da Terapia Cognitivo Comportamental, bem como de técnicas adaptadas para crianças com idade superior a seis anos, é uma forma lúdica e divertida de acessar o mundo infantil e ajudar crianças a lidar com suas dificuldades.
Clique da Vida
Para acessar as crianças em psicoterapia é necessário se vincular e entrar no mundo particular delas. Para isto, precisamos de criatividade.
Este recurso "fotografando a imaginação" pode ser terapêutico, pois incentiva a criança pensar e relembrar situações que aconteceram em sua vida. Também tem por finalidade promover a observação e avaliação das relações parentais/familiares uma vez que o uso do material requer a participação e integração da família com a terapia.
Detox Game
O jogo é uma ferramenta para psicoeducar sobre os principais conceitos trabalhados na dependência química, como fissura, lapso, situações de risco, estratégias de enfrentamento, mudança de hábitos, atitudes e abstinência. A partir da interação de cada jogador com as situações trabalhadas e com as trocas com os demais participantes, a psicoeducação é complementada ao explorar as reações, os comportamentos-problema, as dificuldades e as fragilidades expostas durante a partida.
Jogo da Investigação: Desenvolvendo Atenção Plena em Crianças
Este material foi desenvolvido no Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness do Paraná, depois de longos estudos sobre as intervenções clinicas baseadas em mindfulness, neste caso, sobre a aplicação clinica e programas de treinamentos de mindfulness adaptado para crianças.
Jogo da Memória
O Jogo da Memória/Emoções foi criado com o objetivo de auxiliar as crianças a conhecerem as vinte principais emoções. De forma lúdica a criança poderá formar os pares valendo-se das figuras de meninos e meninas ou, se já for alfabetizada, através dos nomes das emoções.
Jogo das Atividades Parentais
Este jogo foi desenvolvido a partir da prática clínica com crianças que vivenciavam conflitos no âmbito familiar e da prática jurídica em perícias psicológicas para varas de família. Nasceu da necessidade de instrumentalizar a avaliação da dinâmica familiar e das habilidades parentais.
Jogo das Crenças
Esse jogo foi pensado a partir dos dois grupos de crenças centrais identificados por Judith Beck (BECK, 1995), e posteriormente ampliados para três (KNAPP.2004): desamor, desvalor e desamparo. Essas crenças são frequentemente observadas na clínica cognitivo-comportamental.
Pensamentos Prósperos
A ideia desse jogo é promover a compreensão de que a vida feliz não exclui a presença de emoções desconfortáveis, as chamadas emoções “negativas”. Pelo contrário, elas devem ser acolhidas, vivenciadas e não suprimidas. O importante é que podemos aprender a criar recursos cognitivos (estratégias de pensamentos) para não cairmos na espiral descendente, ou seja, não se deixar absorver por pensamentos perturbadores nem estreitamento de repertório comportamental.
Poço dos Desejos
Uma ferramenta lúdica que propicia ao psicólogo o entendimento de quais são os desejos da criança e de sua família. O desejo pode depender da própria pessoa ou envolver outros. Ensine que para realizarmos os desejos é preciso antes de tudo identificá-los e fazermos por merecer.
Qual é a emoção?
Aproxima a criança do mundo das emoções de forma lúdica e didática. Através da montagem e reconhecimento das expressões faciais, ela, ao mesmo tempo identifica qual é a emoção, também treina sua habilidade de empatia. Vale lembrar que as possibilidades de utilização são inúmeras.