Acessível e didática, esta obra traz informações sobre como planejar e implementar a técnica de acordo com as necessidades específicas de cada criança ou adolescente, bem como aborda estratégias para conduzir sessões com toda a família e desenvolver, junto aos pais, habilidades parentais e de gestão de comportamento.
Este livro traz orientações práticas para a integração da prática de aceitação e mindfulness à terapia cognitivo-comportamental. Demonstram como conduzir uma avaliação, desenvolver uma formulação de caso e planejar um tratamento flexível para cada paciente. Exemplos de caso e transcrições ilustram como o tratamento pode ser adaptado para diferentes problemas ou preocupações. Inclui ainda diversos formulários de exercícios para a prática clínica.
Escrito por especialistas na área, este livro sintetiza a prática baseada em evidências para a terapia cognitivo-comportamental, transpondo-a para a prática clínica. O foco é na maneira como os terapeutas podem utilizar pesquisas recentes para fornecer os melhores cuidados em casos do mundo real.
Oferece uma descrição clara a respeito de como a TCC pode ser utilizada com crianças e jovens que sofrem de transtornos de ansiedade em um formato fácil de ser executado, além de discutir evidências da eficácia da terapia como método de tratamento. Apresenta muitas ideias que podem ser incorporadas à prática diária, incluindo vinhetas clínicas, exemplos de casos e exercícios de aprendizagem para o uso com crianças e jovens.
Fundamental para aqueles que buscam aprender as habilidades essenciais da terapia cognitivo-comportamental (TCC) e desenvolver competências relacionadas a ela, esta obra chega à 2ª edição mantendo sua abordagem prática bem-sucedida. Além da combinação de textos, figuras, checklists e tabelas, inclui 23 vídeos ilustrativos que demonstram a aplicação da técnica por terapeutas experientes.
Neste livro, escrito pelos pesquisadores do Laboratório de Mensuração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os leitores encontrarão uma diversidade de escalas de avaliação (entre elas, escala de autoestima, bem-estar subjetivo e afetos positivos e negativos), seguidas da explicação de como devem ser aplicadas, que os auxiliarão a entender e incorporar a Psicologia Positiva ao seu trabalho.
Nova edição de Avaliação neuropsicológica, este livro reúne alguns dos principais clínicos, professores e pesquisadores que se dedicam ao estudo e ao desenvolvimento desta área no Brasil, sendo ferramenta fundamental para a formação e o aprimoramento profissional nesta área.